A relação indivíduo-música na perspectiva dos significados musicais interssônicos e delineados de Lucy Green observada no projeto Cantadores do Vento, em Uberlândia (MG)
Palavras-chave:
Relação indivíduo, significados interssônicos e delineados, projetos sociaisResumo
O tema da pesquisa de que trata este artigo é a relação indivíduo-música nas práticas de um projeto social. Seu objetivo geral foi investigá-la na dimensão dos significados musicais (Green , 1988; 2008) e, especificamente, compreender: 1) de que forma os significados interssônicos e delineados emergiam nas práticas do projeto; 2) como eles eram vivenciados; e 3) se e como eles eram integrados nessas práticas. Os conceitos de significado musical — interssônico e delineado (Green , 1988; 2008) — formaram o referencial teórico da pesquisa. A metodologia teve abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen , 1994), e optou-se pela estratégia do estudo de caso (Yin , 2005). A coleta de dados se deu com observações-participantes (Vianna , 2007) e entrevistas semiestruturadas individuais (Szymanski , 2004). A forte relação entre cena e música evidenciou significados delineados. Os "ensaios só da música" focavam em diversos elementos musicais, associados com significados interssônicos. A união entre movimentação e música foi uma forma de integrar os dois significados numa experiência de celebração que é a mais propícia para ações de educação musical (Green , 1988; 2008).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.