Como se forma a pessoa artista?

Ensaio para refletir a (re)valorização epistemológica da experiência no Curso de Bacharelado em Dança da Escola de Dança da UFBA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-64610

Keywords:

Bachelor of Dance, Training of artists, Epistemological (re)valorization of experience

Abstract

ABSTRACT

What can be anticipated as a minimum condition of interaction between the reader and the text is that, from this essay, it is intended to shatter some ideas that (us) occur in the flow of thinking of the Bachelor's Degree in Dance at Escola de Dança da Dança. UFBA Known from the beginning, to avoid getting lost in the supposed end, our ideas are embryonic and start from the movement of making a curricular proposal. Through a curvilinear and deformed trajectory, the ideas that follow highlight the solfege in harmony of three people-teachers artists of Dance who, involved in the act of collectively restructuring the curriculum of the Bachelor of Dance course, assume the (re)valorization of the experience as a minimum condition to strum the task in question.

KEYWORDS

Bachelor of Dance, training of artists, epistemological (re)valorization of experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniela Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Daniela Bemfica Guimarães é mineira, dançarina, improvisadora, coreógrafa, cineasta. Professora adjunta da Escola de Dança da UFBA. Doutora e Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/ UFBA. Graduação em Dança pela UFBA (2009) e Multimedia Arts (Itália, 1996). Professora Permanente do PPGDANÇA/UFBA e do PRODAN-Programa de Mestrado Profissional em Dança/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança (UFBA). Residências artísticas 2019/2020, Westmore Farm, Lisa Nelson e Steve Paxton, Vermont/ EUA e Pina Bausch TanzTheater, Wuppertall/ Alemanha. Colaboradora TEPe (2019/21) e coreógrafa Balé Teatro Castro Alves (2021). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Graduação em Dança -Diurno.

Beatriz Adeodato Alves de Souza , UFBA

Baiana, de Salvador, Beatriz Adeodato é artista da dança, pesquisadora e professora adjunta da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA). Docente do PRODAN - Mestrado Profissional em Dança da UFBA, tem como áreas de pesquisa as interações da Dança com a Educação Somática, os estudos da percepção implicados em processos de experimentação artística e a Prática como Pesquisa. Co-líder do Grupo de Pesquisa Corpolumen: redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança.

Thiago Santos de Assis , UFBA

Filho de Oxum, homem negro, gay, oriundo da periferia de Salvador e seus grupos de Dança. Professor Adjunto da Escola de Dança da UFBA e docente do Programa de Pós-Graduação em Dança (Acadêmico), Co-líder do Grupo de Pesquisa PORRA: modos de (RE)Conhecer-se em Dança. Doutor em Artes Cênicas (PPGAC – UFBA).

Published

2024-01-30

How to Cite

GUIMARÃES, D.; SOUZA , B. A. A. de; ASSIS , T. S. de. Como se forma a pessoa artista? Ensaio para refletir a (re)valorização epistemológica da experiência no Curso de Bacharelado em Dança da Escola de Dança da UFBA. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-64610. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/64610. Acesso em: 22 jul. 2024.