Process drama no ensino superior

o tema feminicídio em sala de aula

Authors

  • Ariane Guerra Barros Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD https://orcid.org/0000-0003-3799-2288
  • Vanessa Ribeiro Escola Municipal Arthur Campos Mello – Dourados – MS

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-55248

Keywords:

Process drama, University education, Feminicide, Nelson Rodrigues

Abstract

This article intends to describe and analyze how the process drama “Sonia Case” (based on the work “Valsa n. 6”, by Nelson Rodrigues) was carried out in two undergraduate classes within the Federal University of Grande Dourados (UFGD). Using Rodrigues' dramaturgy as a basis, the authors approached the theme of feminicide in the classroom, running process drama to a group of undergraduate students in the Performing Arts at the Faculty of Communication, Arts and Letters (FACALE); and in the class of the Indigenous Faculty of the same university (FAIND). Identifying the diversity of knowledge and understanding that can come from the same process - applied in different classes - can bring new perspectives on the possibilities and potentialities of process drama implications, as was the case with both experiences.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Ariane Guerra é atriz, performer, encenadora e preparadora corporal, doutora em Artes Cênicas (UFBA) e professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Foi coordenadora do PIBID/Arte na UFGD entre os anos de 2015 a 2019, e lecionou na pós-graduação/Especialização em Teatro: Poéticas e Educação da UFGD em ambas as suas edições. Faz parte da Cia. Última Hora, de Dourados/MS. Tem experiência e pesquisa híbrida, tanto na licenciatura como no bacharelado, enfocando questões corporais e performatividades dentro e fora da sala de aula.

Vanessa Ribeiro, Escola Municipal Arthur Campos Mello – Dourados – MS

Vanessa Ribeiro é professora da rede pública e particular da cidade de Dourados/MS. Foi professora substituta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2019 atuando em disciplinas da licenciatura. Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas e especialista em Teatro: Poéticas e Educação ambas pela UFGD. Também é licenciada em Letras/Literatura pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Atualmente pesquisa process drama e o teatro-educação. Foi supervisora do PIBID/Arte na UFGD em 2017, é atriz, além de já ter atuado em diversas produções artísticas.

 

Published

2020-12-31

How to Cite

BARROS, A. G.; RIBEIRO, V. L. Process drama no ensino superior: o tema feminicídio em sala de aula. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 482–499, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n2a2020-55248. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/55248. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil