Inscrição do gesto: a caligrafia enquanto performance através de Paulo Lachenmayer
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-14Keywords:
Design, Caligrafia, PerformanceAbstract
O artigo discute a utilização de bases conceituais dos Estudos de Performance numa aproximação metodológica de pesquisa em Design. Valendo-se da ideia de que o método funcionalista amplamente empregado nas abordagens acadêmicas na área de Design não abarca a totalidade dos objetos pesquisados, delineia-se um processo alternativo, subjetivo, através da pesquisa do design caligráfico. Isso conduz a confirmação da hipótese de que um objeto de Design pode ter múltiplas dimensões, estruturando-se como espaços de sentido, como símbolos oriundos de ação reflexiva, de acordo com um cenário específico. Redirecionar o pensar Design, criando realidades sociais que são encenadas. Essa ação performática, entretanto, não vista como ilusão ou engano. Essas ficções oriundas dos gestos são uma abertura, um espaço onde o real e o imaginário se encontram, um lugar de interseção. Nesse intermeio, estaria o Design cumprindo seu papel de mediador simbólico.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.