Educação somática e construtivismo: revendo a pedagogia da dança

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-1

Keywords:

pedagogia da dança, educação somática, construtivismo

Abstract

O presente texto discute a aplicação da educação somática e do construtivismo pós-piagetiano no ensino da dança. Neste sentido, o artigo propõe uma revisão da pedagogia da dança, que vem secularmente arraigada, sobretudo, na tendência tradicional de ensino. A ideia central é apontar as questões epistemológicas que a educação somática e que o construtivismo têm em comum, para, deste modo, pensar em uma pedagogia da dança alternativa à vigente. Com estas bases teóricas, é possível trabalhar metodologias de ensino diferenciadas, que permitam a aprendizagem tanto de repertórios de dança quanto nos demais conteúdos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Neila Cristina Baldi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Neila Cristina Baldi é artista da dança e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, nos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre (Es)(ins)critas do/no Corpo, pertencente ao Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR - CNPq/ UESB) e do Grupo de Artes Integradas, Performativas e de Pesquisa (Olaria-CNPq/UESB). Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, com orientação de Ciane Fernandes.

Published

2016-12-16

How to Cite

BALDI, N. C. Educação somática e construtivismo: revendo a pedagogia da dança. ouvirOUver, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 256–269, 2016. DOI: 10.14393/OUV19-v12n2a2016-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31205. Acesso em: 6 oct. 2024.

Issue

Section

Dossiê Interfaces das Artes