Epistemologia, educação e artes visuais: da ascensão da visão subjetiva ao modernismo na arte e no ensino de artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-11Keywords:
Epistemologia, ensino de artes visuais, modernismo, romantismoAbstract
Relacionamos a revolução epistemológica associada à ascensão do conceito de visão subjetiva - desenvolvida no romantismo e fundamental para o modernismo - com modos de conceber arte e educação. Ressaltamos que tanto romantismo, como modernismo, pautaram-se por um humanismo que celebrou, quis proteger e estimular impulsos descritos como disposições naturais dos seres humanos. Salientamos, porém, que tais movimentos mascaravam assim sua atuação em estratégias disciplinares que construíam o sujeito moderno.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.