Comicidade: do “corpar” clownesco como princípio móvel, flexível, risível e espontâneo na (des) formação do ator
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV11-v9n1a2013-9Abstract
O presente artigo aborda os indícios à investigação da comicidade corporal evidenciando o estilo clownesco como perspectiva criativa e risível para a formação do ator. No entanto, basta adentrar uma averiguação mais apurada na área da comicidade que serão observados pontos qualitativos relacionados a uma prontidão integrada e associada ao impulso criativo, envolvendo uma mescla de encontros com o inusitado improviso de situações relacionadas a aspectos da vaidade humana. A comicidade é um atributo da corporeidade imanente à manifestação da quebra de regras, da transgressão do si mesmo, desformando o ser social e o conceito duro (seriedade) em detrimento da compreensão de um princípio móvel e flexível, potencializando e corporificando saberes cômicos transgressores, para que não se leve tão a sério e criativamente torne-se um ator ridente, franco e espontâneo. ABSTRACT This article discusses the evidence to the comicality body of research demonstrating the clown style as creative and laughable for the formation of the actor perspective. However, simply enter a more thorough investigation in the area of comedy that qualitative points related to an integrated and linked to the creative impulse readiness will be observed, involving a mix of encounters with the unusual impromptu situations related to aspects of human vanity. The comic is an attribute of immanent corporeality to the manifestation of breaking rules, the transgression of himself, shapeless social being and hard concept (seriousness) at the expense of understanding of a mobile and flexible principle, empowering and embodying transgressors comic knowledge to not take yourself so seriously and creatively become a laughing , frank and spontaneous actor. KEYWORDS Actor, clown, comic, body, formation, laughable.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.