O Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia e mudanças curriculares no Curso Técnico: um estudo sobre contribuições de Koellreutter e Schafer para a criação de disciplinas ligadas à prática da música contemporânea
Keywords:
Escuta. Prática da música contemporânea. Paisagem sonora. Formação de músicos. Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia-MG. Curso Técnico.Abstract
Este estudo tem por objetivo discutir a inclusão de disciplinas voltadas para escuta, criação e prática da música contemporânea no Curso Técnico do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Uberlândia-MG. Justifica-se pela necessidade em desenvolver, nos futuros músicos profissionais, um conceito de música mais abrangente, ampliando o universo sonoro e a capacidade criativa por meio da apreciação e de atividades de composição através da contemporaneidade, buscando a formação de músicos para um mercado profissional em constante mudança. O estudo parte do Conservatório e das mudanças curriculares no Curso Técnico e da reflexão do pensamento de Koellreutter e Schafer no que diz respeito às novas concepções em educação musical mediante a utilização de procedimentos de escuta e criação de paisagens sonoras. Koellreutter defende a perspectiva de capacitar músicos para encarar sua arte como arte aplicada, visando colocar suas atividades a serviço da humanidade, e Schafer diz respeito às formas de escutar e perceber a paisagem sonora, suas transformações e suas possíveis influências no fazer musical. Este estudo tem como relevância a utilização das propostas desses autores por serem adequadas ao país devido aos objetos sonoros utilizados (corpo, voz e objetos cotidianos) e pela sua acessibilidade e facilidade de aplicação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.