O Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia e mudanças curriculares no Curso Técnico: um estudo sobre contribuições de Koellreutter e Schafer para a criação de disciplinas ligadas à prática da música contemporânea

Autores

  • Beatriz de Macedo Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Escuta. Prática da música contemporânea. Paisagem sonora. Formação de músicos. Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia-MG. Curso Técnico.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a inclusão de disciplinas voltadas para escuta, criação e prática da música contemporânea no Curso Técnico do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Uberlândia-MG. Justifica-se pela necessidade em desenvolver, nos futuros músicos profissionais, um conceito de música mais abrangente, ampliando o universo sonoro e a capacidade criativa por meio da apreciação e de atividades de composição através da contemporaneidade, buscando a formação de músicos para um mercado profissional em constante mudança. O estudo parte do Conservatório e das mudanças curriculares no Curso Técnico e da reflexão do pensamento de Koellreutter e Schafer no que diz respeito às novas concepções em educação musical mediante a utilização de procedimentos de escuta e criação de paisagens sonoras. Koellreutter defende a perspectiva de capacitar músicos para encarar sua arte como arte aplicada, visando colocar suas atividades a serviço da humanidade, e Schafer diz respeito às formas de escutar e perceber a paisagem sonora, suas transformações e suas possíveis influências no fazer musical. Este estudo tem como relevância a utilização das propostas desses autores por serem adequadas ao país devido aos objetos sonoros utilizados (corpo, voz e objetos cotidianos) e pela sua acessibilidade e facilidade de aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz de Macedo Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Beatriz de Macedo Oliveira é graduada em Educação Artística Habilitação em Música (1986), em História (1993) pela Universidade Federal de Uberlândia, em Pedagogia (UNIFRAN) e Pós-Graduação em Educação (UNIFRAN), atuando, principalmente, como professora de Flauta Doce e Prática de Conjunto no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli em Uberlândia. Atualmente, está cursando o Mestrado em Artes na Universidade Federal de Uberlândia sob a orientação da Profª Dra. Sonia Tereza da Silva Ribeiro. biaflauta @yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2012-05-29

Como Citar

OLIVEIRA, B. de M. O Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia e mudanças curriculares no Curso Técnico: um estudo sobre contribuições de Koellreutter e Schafer para a criação de disciplinas ligadas à prática da música contemporânea. ouvirOUver, [S. l.], v. 7, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/17202. Acesso em: 28 maio. 2022.