A relação indivíduo-música na perspectiva dos significados musicais interssônicos e delineados de Lucy Green observada no projeto Cantadores do Vento, em Uberlândia (MG)

Autores

  • Paula Andrade Callegari Universidade Federal de Uberlândia (UFU

Palavras-chave:

Relação indivíduo, significados interssônicos e delineados, projetos sociais

Resumo

O tema da pesquisa de que trata este artigo é a relação indivíduo-música nas práticas de um projeto social. Seu objetivo geral foi investigá-la na dimensão dos significados musicais (Green , 1988; 2008) e, especificamente, compreender: 1) de que forma os significados interssônicos e delineados emergiam nas práticas do projeto; 2) como eles eram vivenciados; e 3) se e como eles eram integrados nessas práticas. Os conceitos de significado musical — interssônico e delineado (Green , 1988; 2008) — formaram o referencial teórico da pesquisa. A metodologia teve abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen , 1994), e optou-se pela estratégia do estudo de caso (Yin , 2005). A coleta de dados se deu com observações-participantes (Vianna , 2007) e entrevistas semiestruturadas individuais (Szymanski , 2004). A forte relação entre cena e música evidenciou significados delineados. Os "ensaios só da música" focavam em diversos elementos musicais, associados com significados interssônicos. A união entre movimentação e música foi uma forma de integrar os dois significados numa experiência de celebração que é a mais propícia para ações de educação musical (Green , 1988; 2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Andrade Callegari, Universidade Federal de Uberlândia (UFU

professora mestra do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2010-11-10

Como Citar

CALLEGARI, P. A. A relação indivíduo-música na perspectiva dos significados musicais interssônicos e delineados de Lucy Green observada no projeto Cantadores do Vento, em Uberlândia (MG). ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8218. Acesso em: 7 dez. 2022.