Apresentação Dossiê RED CITU

Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa de Teatro Universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n2a2023-70792

Palavras-chave:

RED CITU, Pedagogia teatral, Pesquisa de Criação

Resumo

A Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa de Teatro Universitário (RED-CITU) foi criada em 2008 em Puebla, México, gerando ações para o desenvolvimento da pesquisa e criação teatral universitária, possibilitando a socialização de processos e permitindo a mobilidade de professores e estudantes. Esta publicação nasce como parte das ações de socialização das pesquisas realizadas pelas/pelos docentes da RED-CITU. Nesta edição bilingue, os seis artigos aqui reunidos compõem uma pequena mostra da diversidade em se entrelaçar pesquisa, docência e criação cênica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Lucia Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Mara Lucia Leal é atriz-performer-pesquisadora. Docente do Curso de Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFU e do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Desenvolve pesquisa sobre Cena Contemporânea e Performance na interface entre criação e práticas artístico-pedagógicas. Pesquisadora do grupo GEAC (CNPq) e integrante da equipe editorial da Revista ouvirOUver (2019-2023). Organizou os InterFaces e os dossiês sobre Desmontagem (2013/14) e Performance e Pedagogia (2016/17), publicados na Revista Rascunhos. É autora do livro Performance e(m) Memória (EDUFU, 2014) e de artigos de divulgação de suas pesquisas. Em 2017 realizou a pesquisa de pós-doutorado Performance e pedagogias: poéticas e políticas do corpo entre México e Espanha: Universidad Autónoma Metropolitana (Cuajimalpa-México-DF) e Universidad Castilla-La Mancha (Cuenca). Desde 2013 apresenta a desmontagem Memória em processos. Em 2018, organizou em colaboração com Ileana Diéguez o livro Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena (7Letras). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo.

Carlos Araque Osorio, Universidad Distrital de Bogotá

Ator e encenador pela ENAD, “Mestre em Arte Dramática” pela Universidade de Antioquia. Antropólogo pela Universidade Nacional da Colômbia. Especialista em “Voz de Palco” pela Universidade Distrital e em “Ciências da Educação” pela Universidade Antonio Nariño. "Mestre em Resolução e Mediação de Conflitos" pela Universidade Internacional Ibero-Americana. “Doutor em Artes” pela Universidade Internacional Atlântica. Membro fundador do grupo Vendimia Teatro. Professor Associado da Faculdade de Letras ASAB da Universidade Distrital. Foi vice-diretor de Theodoros Terzopoulos no grupo Attis da Grécia na produção As Bacantes. Autor dos livros: Preparación para la escena, Presentar-representar y Artaud ese maldito que es él, entre outros.

Publicado

2023-10-31

Como Citar

LEAL, M. L.; ARAQUE OSORIO, C. Apresentação Dossiê RED CITU: Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa de Teatro Universitário. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 04–11; 12, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n2a2023-70792. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/70792. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê RED CITU: Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa de Teatro Universitário