Devorando a cena
A justiça epistêmica na cena teatral contemporânea ludovicense
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-70504Palavras-chave:
Antropofagia, Grupos teatrais, Violência epistêmica, Injustiça Epistêmica, EpistemicídioResumo
Este estudo examina as transformações estéticas e metodológicas nos grupos de teatro locais que criam peças teatrais com base no folclore maranhense, bem como em questões étnico-raciais e de gênero. O quadro teórico adotado inclui conceitos como a “antropofagia” de Oswald de Andrade, o “pensamento abissal” e o “epistemicídio” de Boaventura Santos, a “violência epistêmica” e a “injustiça epistêmica” de Elizabeth Spelman e Miranda Fricker, respectivamente, além do “deslocamento epistêmico” de Lîla Bisaux. A aplicação do conceito de antropofagia na análise da cena teatral contemporânea de São Luís do Maranhão ressalta a relevância da justiça epistêmica ao reconhecer a diversidade de saberes e práticas culturais, evitando assim a exclusão de vozes e perspectivas marginalizadas.
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