A Pedagogia teatral e a semente geradora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n2a2023-68423

Palavras-chave:

Semente geradora, sala-expandida, Pedagogia teatral, Estudante-pedagogo

Resumo

As expressões do teatro universitário vistas pela ótica da pedagogia dentro da sala de aula ou da sala de aula ampliada, seu significado social e artístico no contexto de uma conjuntura atual, agitada e exigente, geradora de novos códigos. Compartilhamos um olhar sobre a complexidade do fenômeno teatral desde a sala de aula universitária, explorando caminhos próprios para fortalecer sua fundamentação teórica. As nossas reflexões se apóiam nas experiências e ensinamentos gerados na herança teatral e na prática de ensino, como resposta orgânica às necessidades de desenvolvimento nos processos de formação na sua vertente teórico-prática. Decifrar a tarefa do/da estudante, do/da pedagogo/a, da pedagogia, da universidade, da sociedade e das relações que se geram entre eles. Universos interligados pela instrução em sala de aula para fortaler os processos criativos, a ação pedagógica, a pesquisa-criação e a fundamentação teórica teatral em nossas condições.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Flores Hernández, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.

Doutora em Direção Cênica pela Academia Russa de Arte Teatral (GITIS), aluna de María Knébel. Diretora, atriz, educadora, pesquisadora, idealizadora e gestora de projetos artísticos da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México. Membro do SNI, da AITU/IUTA, fundador da Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa em Teatro Universitário (Red-CITU), responsável pelo Fórum Internacional de Teatro Universitário BUAP (FITU). Livros e artigos publicados.

Publicado

2023-10-31

Como Citar

FLORES HERNÁNDEZ, I. C. A Pedagogia teatral e a semente geradora. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 20–36, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n2a2023-68423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/68423. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê RED CITU: Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa de Teatro Universitário