A Pedagogia teatral e a semente geradora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n2a2023-68423

Palavras-chave:

Semente geradora, sala-expandida, Pedagogia teatral, Estudante-pedagogo

Resumo

As expressões do teatro universitário vistas pela ótica da pedagogia dentro da sala de aula ou da sala de aula ampliada, seu significado social e artístico no contexto de uma conjuntura atual, agitada e exigente, geradora de novos códigos. Compartilhamos um olhar sobre a complexidade do fenômeno teatral desde a sala de aula universitária, explorando caminhos próprios para fortalecer sua fundamentação teórica. As nossas reflexões se apóiam nas experiências e ensinamentos gerados na herança teatral e na prática de ensino, como resposta orgânica às necessidades de desenvolvimento nos processos de formação na sua vertente teórico-prática. Decifrar a tarefa do/da estudante, do/da pedagogo/a, da pedagogia, da universidade, da sociedade e das relações que se geram entre eles. Universos interligados pela instrução em sala de aula para fortaler os processos criativos, a ação pedagógica, a pesquisa-criação e a fundamentação teórica teatral em nossas condições.

 

Biografia do Autor

  • Isabel Cristina Flores Hernández, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.

    Doutora em Direção Cênica pela Academia Russa de Arte Teatral (GITIS), aluna de María Knébel. Diretora, atriz, educadora, pesquisadora, idealizadora e gestora de projetos artísticos da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México. Membro do SNI, da AITU/IUTA, fundador da Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa em Teatro Universitário (Red-CITU), responsável pelo Fórum Internacional de Teatro Universitário BUAP (FITU). Livros e artigos publicados.

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Dossiê RED CITU: Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa de Teatro Universitário

Como Citar

A Pedagogia teatral e a semente geradora. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 20–36, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n2a2023-68423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/68423. Acesso em: 25 maio. 2025.