Transformações culturais e arte no currículo escolar

trajetos preambulares que concebem uma disciplina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-68193

Palavras-chave:

Arte,, arte no currículo escolar,, , disciplina de arte,, educação,, transformações culturais.

Resumo

O presente artigo trata de um recorte de minha dissertação de mestrado que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior para dar uma atenção maior às transformações culturais que alteram conceitos, modos de fazer e pensar arte e, também, práticas de ensino. Para isso, faz-se necessário revisitar outros períodos históricos e informações atuais coletadas em escolas para compreender aspectos que circundam o conceito de arte e a arte como disciplina de currículo e, assim, refletir sobre seu atual papel na educação. A pesquisa conclui que a disciplina de arte tem autonomia para trabalhar com um conhecimento específico em sala de aula e tem o potencial de atuar na formação de sujeitos mais empáticos, criativos, críticos e conscientes do nosso tempo.

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Biografia do Autor

Sabrina Esmeris, Universidade Feevale

Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Foi servidora do Município de Porto Alegre, atuando como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foi, também, educadora de Artes Visuais na Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Atualmente é doutoranda em Processos e Manifestações Culturais (Feevale) na Linha de Pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais com bolsa do CNPq.

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

ESMERIS, S. Transformações culturais e arte no currículo escolar: trajetos preambulares que concebem uma disciplina. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-68193. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/68193. Acesso em: 22 jul. 2024.