A criação como pedagogia

o caso dos Projetos Integrados de Criação Cênica na Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n2a2023-67912

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Pedagogia do teatro, Pesquisa

Resumo

Como artista, professora e pesquisadora na área das Artes Cênicas latino-americanas, trabalho frequentemente conectando três campos: criação, [trans]formação e pesquisa. Acredito que os processos de criação como pedagogia são potentes no que diz respeito à formação do/a artista teatral. Esses processos configuram um espaço de [trans]formação no qual se aprende fazendo e onde se entrecruzam os vários campos do fazer do/a artista da cena em contexto acadêmico.  Esse fazer pedagógico demanda uma prática artística na qual são importantes os registros, debates e trocas antes e durante a criação, assim como posteriormente, baseados na experiência da criação como pedagogia como um todo. Para exemplificar como tem funcionado essa proposta em um contexto específico, vou trazer o caso dos Projetos Integrados de Criação Cênica (PICCs), que acontecem como disciplinas obrigatórias no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Nestes projetos poderemos ver como se entrecruzam a criação, a [trans]formação e a pesquisa cênica em um espaço pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gina Maria Monge Aguilar, UNICAMP

Possui Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas: Pedagogia do Teatro; formação do artista teatral pela Universidade de São Paulo, Especialização em Fonoaudiologia: voz pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bacharelado em Ciências da Comunicação Coletiva com menção em Relações Públicas e bacharelado em Artes Dramáticas, ambas pela Universidade da Costa Rica. É professora doutora no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Atua principalmente nos seguintes temas: artes do corpo-voz, pedagogia do teatro e Teatro Latino-americano. Além disso tem tido uma ampla atuação no que diz respeito a projetos de extensão relacionados com comunidades LGBTQIA+ e afrodescendentes.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

AGUILAR, G. M. M. A criação como pedagogia: o caso dos Projetos Integrados de Criação Cênica na Unicamp. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 37–58, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n2a2023-67912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/67912. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê RED CITU: Rede Latino-Americana de Criação e Pesquisa de Teatro Universitário