A criação como pedagogia
o caso dos Projetos Integrados de Criação Cênica na Unicamp
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n2a2023-67912Palavras-chave:
Artes Cênicas, Pedagogia do teatro, PesquisaResumo
Como artista, professora e pesquisadora na área das Artes Cênicas latino-americanas, trabalho frequentemente conectando três campos: criação, [trans]formação e pesquisa. Acredito que os processos de criação como pedagogia são potentes no que diz respeito à formação do/a artista teatral. Esses processos configuram um espaço de [trans]formação no qual se aprende fazendo e onde se entrecruzam os vários campos do fazer do/a artista da cena em contexto acadêmico. Esse fazer pedagógico demanda uma prática artística na qual são importantes os registros, debates e trocas antes e durante a criação, assim como posteriormente, baseados na experiência da criação como pedagogia como um todo. Para exemplificar como tem funcionado essa proposta em um contexto específico, vou trazer o caso dos Projetos Integrados de Criação Cênica (PICCs), que acontecem como disciplinas obrigatórias no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Nestes projetos poderemos ver como se entrecruzam a criação, a [trans]formação e a pesquisa cênica em um espaço pedagógico.
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