Mary Stuart de Friedrich von Schiller, a adaptação de Robert Icke e a encenação de Nelson Baskerville

uma reflexão sobre o protagonismo feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-67120

Palavras-chave:

Mary Stuart, Friedrich Schuller, Roberto Icke, Nelson Baskerville, Protagonismo feminino

Resumo

Este trabalho traça um breve perfil comparativo da obra dramatúrgica Mary Stuart de Friedrich Schiller com a adaptação de Robert Icke, de 2017, e com o espetáculo brasileiro dirigido, em 2022, por Nelson Baskerville, criado a partir desta adaptação. São investigadas as diferenças básicas na interpretação histórica sobre Mary Stuart e suas reverberações na contemporaneidade política, social e cultural do Brasil. Como resultado, a reflexão apresenta Schiller preocupado com a sublime perfeição métrica de seu lirismo e as questões histórias que envolvem a tecitura do personagem da monarca; Icke revela as estruturas da misoginia da sociedade britânica contemporânea com sua adaptação; e Baskerville parametriza seu espetáculo com os acontecimentos político-históricos brasileiros sobre a questão da mulher no poder e o patriarcalismo, identificando correspondência do processo de execução de Mary Stuart com o impeachment de Dilma Russeff.

Biografia do Autor

  • Luis Marcio Arnaut de Toledo, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - IA - UNICAMP

    Doutor em Artes  pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) - Área de Concentração: Teoria e Prática do Teatro, Mestre em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Teatro-Educação pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), com Aperfeiçoamento em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduado em Licenciatura em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) e Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-doutorando no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP), sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Lazzaratto. 

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Mary Stuart de Friedrich von Schiller, a adaptação de Robert Icke e a encenação de Nelson Baskerville: uma reflexão sobre o protagonismo feminino. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-67120. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/67120. Acesso em: 13 jul. 2025.