Memórias de Teresas

enraizamentos e encantamentos no Ventoforte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-66518

Palavras-chave:

Ilo Krugli, teatro Ventoforte, enraizamento poético, desencantamento do mundo, Bailarinas de Terreiro

Resumo

Esse ensaio apresenta a experiência poética do que foi concretizar a Tenda Cênica, um espaço cênico no Teatro Ventoforte, precursor da Sala dos Olhos. Escrito a quatro mãos, o texto aciona fontes diversas, tramando entrevistas, artigos e textos dramáticos a partir da memória das bailarinas-autoras. As memórias de Teresas cavucam o quintal do Ventoforte, criam solo fértil para os enraizamentos artísticos e envolvem-se em encantamentos de dança-jardinagem. Em um estilo poético, o ensaio apresenta paralelos entre a criação, pesquisa e apresentações do espetáculo Bailarinas de Terreiro, a montagem da Tenda Cênica no Ventoforte e a experiência artística e pedagógica de Ilo Krugli.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Bittenourt Meira, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em dança, mestre em artes e doutora em educação, é professora associada no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, no centro do brasil, onde trabalha com treinamento para atores e teatro popular desde 2000 e colabora com os cursos de graduação em teatro e dança e com os programas de pós graduação: Mestrado em  Artes  Cênicas  e  Mestrado  Profissional  em  Artes. Sua pesquisa foca nas diretrizes somáticas, como orientação pedagógica corporificada para as artes da cena; performances culturais em seus aspectos formativos e criativos e a escrita somática como metodologia de investigação, produção textual e registro da experiência de artistas. Tem interesse em educação, arte, diversidade cultural, ecologia dos saberes, paz e novas formas de viver.

Sandra Corradini, Universidade Federal da Bahia - UFBa

Doutoranda e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Dança pela Unicamp e fisioterapeuta com especialização em Neurologia Multiprofissional. Performer, coreógrafa, dramaturgista e preparadora corporal nas artes performativas. Pesquisadora na área de Dança, investiga as relações entre prática corporal, dramaturgia e cena expandida, no trânsito oriente-ocidente. Integra o Coletivo A-FETO e é artista-colaboradora do Núcleo Cuerpo Fluctuante (Brasil-Peru).

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

MEIRA, R. B.; CORRADINI, S. Memórias de Teresas: enraizamentos e encantamentos no Ventoforte. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 208–228, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n2a2022-66518. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66518. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Ilo Krugli e seu indomável Ventoforte