A religião como um espaço de aprender e ensinar música: um estudo na Igreja Católica em Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66164Palavras-chave:
Música na igreja, religião, aprender música, ensino de música, relações educativo-musicaisResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de[nome da cidade]. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004, 2014), Setton (2008, 2012) e Petitat (2011). De um total de 203 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música.
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