A religião como um espaço de aprender e ensinar música: um estudo na Igreja Católica em Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66164

Palavras-chave:

Música na igreja, religião, aprender música, ensino de música, relações educativo-musicais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de[nome da cidade]. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004, 2014), Setton (2008, 2012) e Petitat (2011). De um total de 203 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

Como Citar

A religião como um espaço de aprender e ensinar música: um estudo na Igreja Católica em Porto Alegre/RS. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66164. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66164. Acesso em: 12 jul. 2025.