Erving Goffman e a educação musical

um ensaio sobre obras, conceitos e ideias.

Autores

  • Antonio Chagas Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66163

Palavras-chave:

Erving Goffman, teorias do cotidiano, educação musical

Resumo

Neste ensaio, busco expor conceitos e ideias do sociólogo canadense Erving Goffman e como eles estão ou podem ser incorporados pela área da educação musical. Para isso, inicio com um exemplo descritivo sobre minha experiência docente em aulas particulares de música que ocorriam no ambiente domiciliar, no intuito de desvelar detalhes minuciosos das relações e comportamento dos envolvidos. Logo após, discorro sobre a biografia do autor, suas principais obras e trago a fala de estudiosos que apresentam os impactos das pesquisas dele para as mais diversas áreas do conhecimento. Em seguida, busco identificar como Goffman é utilizado na área de educação musical, listando algumas pesquisas internacionais publicadas em periódicos científicos, além de apresentar uma síntese das três obras mais citadas nestes trabalhos. Por fim, nas considerações finais, retomo os principais pontos abordados neste ensaio e trato sobre as possibilidades do uso deste autor para a área da educação musical.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

CHAGAS, A. Erving Goffman e a educação musical: um ensaio sobre obras, conceitos e ideias. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66163. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66163. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas