Erving Goffman e a educação musical
um ensaio sobre obras, conceitos e ideias.
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66163Palavras-chave:
Erving Goffman, teorias do cotidiano, educação musicalResumo
Neste ensaio, busco expor conceitos e ideias do sociólogo canadense Erving Goffman e como eles estão ou podem ser incorporados pela área da educação musical. Para isso, inicio com um exemplo descritivo sobre minha experiência docente em aulas particulares de música que ocorriam no ambiente domiciliar, no intuito de desvelar detalhes minuciosos das relações e comportamento dos envolvidos. Logo após, discorro sobre a biografia do autor, suas principais obras e trago a fala de estudiosos que apresentam os impactos das pesquisas dele para as mais diversas áreas do conhecimento. Em seguida, busco identificar como Goffman é utilizado na área de educação musical, listando algumas pesquisas internacionais publicadas em periódicos científicos, além de apresentar uma síntese das três obras mais citadas nestes trabalhos. Por fim, nas considerações finais, retomo os principais pontos abordados neste ensaio e trato sobre as possibilidades do uso deste autor para a área da educação musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ouvirOUver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.