Concepções de professores de música acerca do Ensino Remoto Emergencial na pandemia de COVID-19

quatro categorias de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-66161

Palavras-chave:

concepções de professores de música, Ensino Remoto Emergencial, Educação Musical, Covid-19

Resumo

O presente artigo visa analisar as concepções de professores de música acerca do Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo. Participaram da pesquisa quatro professores de música, com formação acadêmica na área e que atuam como profissionais liberais e em escolas especializadas de música na cidade de Londrina, Paraná. Os dados foram analisados utilizando-se análise de conteúdo temático, resultando em quatro categorias: 1) experiências anteriores, 2) adaptação profissional e tecnológica, 3) desafios e 4) efeitos positivos. Dentre os principais achados, destacam-se a necessidade de adequação ante às condições impostas pela pandemia; a importância da construção de ações pedagógico-musicais de acordo com a especificidade de cada contexto e a ampliação das oportunidades profissionais. Como resultado central, a identificação de quatro componentes nas concepções dos professores de música acerca do ERE configura um ponto de partida útil para a realização de futuras investigações e para o avanço teórico-empírico sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Tavares Leme, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Londrina, Colaborador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Educação Musical (NEADHEM), cadastrado no CNPq. Colaborador do projeto de pesquisa “Mecanismos cognitivos e ato criativo: significações atribuídas à música-jogo em contexto de oficinas”, vinculado ao Departamento de Música e Teatro – MUT/UEL. Londrina, PR, Brasil.

Leandro Augusto dos Reis , Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Professor Adjunto do Departamento de Música e Teatro – MUT/UEL, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL, Líder do Grupo de Pesquisa “Processos de escolarização no cotidiano escolar: contribuições da Epistemologia Genética”, cadastrado no CNPq, Coordenador do projeto de pesquisa “Mecanismos cognitivos e ato criativo: significações atribuídas à música-jogo em contexto de oficinas” – MUT/UEL. Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

TAVARES LEME, L.; AUGUSTO DOS REIS , L. Concepções de professores de música acerca do Ensino Remoto Emergencial na pandemia de COVID-19: quatro categorias de análise. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 491–509, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n2a2022-66161. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66161. Acesso em: 14 jul. 2024.