Roberto Szidon como professor de piano: a biografia na educação musical em uma perspectiva sociológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66158Palavras-chave:
Roberto Szidon, Professor de Instrumento, Professor de Piano, Método BiográficoResumo
Este artigo discute os usos da biografia na educação musical em uma perspectiva sociológica trazendo como exemplo uma pesquisa de doutorado em andamento que trata da atuação do pianista Roberto Szidon (1941-2011) como professor de piano. Como fonte de dados serão utilizadas entrevistas feitas com ex-alunos e fontes documentais. Roberto Szidon atuou como professor, nos anos 1990 e no início dos anos 2000, nas academias de Hannover (Hochschule für Musik, Theater und Medien) e Düsseldorf (Robert-Schumann-Hochschule), na Alemanha, e em inúmeros cursos (master class) em Portugal, na Suíça, na Áustria, na Itália, na Grécia e na Alemanha. A iniciativa de abordar a biografia de Roberto Szidon no campo da educação musical pode possibilitar a reflexão sobre a experiência pedagógico-musical com esse pianista/professor. A biografia, neste caso, permite que ex-alunos reflitam sobre as experiências que tiveram com o professor, e que recuperem, por meio de relatos, modos de ensinar e seus efeitos na vida musical e profissional de cada um.
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