PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, EDUCAÇÃO MUSICAL E COTIDIANO

entrelaçamentos entre CIPAs, memórias e narrativas

Autores

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66138

Palavras-chave:

Memórias musicais; Pesquisa (auto)biográfica; Educação musical; Cotidiano

Resumo

Apresento neste resumo memórias, narrativas e experiências que foram compondo a minha história na/com a pesquisa (auto) biográfica, no diálogo com teorias do cotidiano e o campo da Educação Musical no Brasil nos últimos vinte anos, amalgamadas com leituras, discussões e as participações nos CIPAs. Ressalto desafios e possibilidades que essa abordagem de pesquisa foi me apresentando no decorrer destas quase duas décadas. Busquei ir tramando um tecido ou caminho constituído pelos títulos dos CIPAS dos quais participei, entrelaçados aos títulos das comunicações que apresentei na perspectiva de dialogar com os grupos de alunos e professores com os quais estava trabalhando naquela época, seja como docente formadora em Curso de licenciatura em Música, como professora formadora em cursos de formação continuada em música ou como docente convidada em disciplinas de Pesquisa em Música. As experiências vivenciadas nestes diferentes espaços de formação, somadas as oportunidades de participar nas bancas de mestrados e doutorados de pesquisas com a abordagem (auto)biográfica oportunizaram um conhecimento de múltiplas temáticas com narrativas e memórias, assim como de poder acompanhar a ampliação da pesquisa (auto)biográfica no campo da educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Centro Universitário Metodista IPA

Professora do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista IPA. Coordenadora do Programa PIBID/CAPES/IPA.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

TORRES, M. C. de A. R. PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, EDUCAÇÃO MUSICAL E COTIDIANO: entrelaçamentos entre CIPAs, memórias e narrativas. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66138. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66138. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas