O uso da teoria da ação de Alfred Schütz em uma pesquisa em Educação Musical:
possibilidades teóricas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66122Palavras-chave:
Alfred Schütz, Teoria da ação, ação músico-pedagógicaResumo
Neste ensaio, apresento as possibilidades que se estabelecem no uso da teoria da ação do filósofo e sociólogo Alfred Schütz para fundamentação de uma pesquisa em Educação Musical. Schütz define ação como uma conduta motivada e projetada, intrinsicamente ligada aos sujeitos que a executam. A partir da sua teoria, é possível estudar os motivos dos sujeitos, o momento da decisão e efeitos da ação em suas vidas, tendo os processos interpretativos dos indivíduos que a executam como centrais na análise. A pesquisa que me aproximou desta teoria busca compreender uma série de ações músico-pedagógicas na perspectiva das colaboradoras que as realizaram. A análise do campo, a partir da teoria da ação de Schütz, tem possibilitado compreender as relações entre os objetivos dos projetos e os motivos das colaboradoras, seus processos de decisão e os significados que elas atribuem às ações, ao refletirem sobre as experiências vividas. A fundamentação da pesquisa na obra de Schütz tem se mostrado profícua, apontando para um grande potencial de crescimento no diálogo entre a Sociologia e a Educação Musical.
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