Aprendendo a ser professor em uma escola de música: aspectos da socialização profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66082

Palavras-chave:

Escola de música, Escola de música especializada, Socialização profissional

Resumo

Este artigo versa sobre a socialização profissional de professores de música em uma escola de música. Aqui será tratado um recorte do tema, desenvolvido com mais profundidade na dissertação de mestrado do autor. A pesquisa foi realizada com viés sociológico, tendo em Dubar (2005; 2012) e Hughes (1958) os principais referenciais teóricos sobre a socialização profissional. Como resultados, foi possível revelar aspectos referentes à imersão dos professores neste espaço de atuação. Serão destacados neste artigo, também, os resultados que se referem à projeção de carreira, que apontam para uma heterogeneidade de situações e rumos profissionais, a partir da imersão na escola de música.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

Como Citar

Aprendendo a ser professor em uma escola de música: aspectos da socialização profissional. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66082. Acesso em: 23 maio. 2025.