Como se forma a pessoa artista?

Ensaio para refletir a (re)valorização epistemológica da experiência no Curso de Bacharelado em Dança da Escola de Dança da UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-64610

Palavras-chave:

Bacharelado em Dança, Formação de artistas, (Re)valorização epistemológica da experiência

Resumo

O que se pode antecipar como condição mínima de interação entre a pessoa leitora e o texto é que se pretende, a partir deste ensaio, estilhaçar algumas ideias que (nos) ocorrem no fluxo de pensar o Curso de Bacharelado em Dança da Escola de Dança da UFBA. Sabido de começo, para evitar que se perca no suposto fim, nossas ideias são embrionárias e partem do movimento de confecção de uma proposta curricular. Por uma trajetória curvilínea e disforme, as ideias que seguem destacam o solfejo em harmonia de três pessoas-professoras artistas da Dança que, implicadas ao ato de reestruturar em coletivo o currículo do curso de Bacharelado em Dança, assumem a (re)valorização da experiência como condição mínima para dedilhar a tarefa em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Daniela Bemfica Guimarães é mineira, dançarina, improvisadora, coreógrafa, cineasta. Professora adjunta da Escola de Dança da UFBA. Doutora e Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/ UFBA. Graduação em Dança pela UFBA (2009) e Multimedia Arts (Itália, 1996). Professora Permanente do PPGDANÇA/UFBA e do PRODAN-Programa de Mestrado Profissional em Dança/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança (UFBA). Residências artísticas 2019/2020, Westmore Farm, Lisa Nelson e Steve Paxton, Vermont/ EUA e Pina Bausch TanzTheater, Wuppertall/ Alemanha. Colaboradora TEPe (2019/21) e coreógrafa Balé Teatro Castro Alves (2021). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Graduação em Dança -Diurno.

Beatriz Adeodato Alves de Souza , UFBA

Baiana, de Salvador, Beatriz Adeodato é artista da dança, pesquisadora e professora adjunta da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA). Docente do PRODAN - Mestrado Profissional em Dança da UFBA, tem como áreas de pesquisa as interações da Dança com a Educação Somática, os estudos da percepção implicados em processos de experimentação artística e a Prática como Pesquisa. Co-líder do Grupo de Pesquisa Corpolumen: redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança.

Thiago Santos de Assis , UFBA

Filho de Oxum, homem negro, gay, oriundo da periferia de Salvador e seus grupos de Dança. Professor Adjunto da Escola de Dança da UFBA e docente do Programa de Pós-Graduação em Dança (Acadêmico), Co-líder do Grupo de Pesquisa PORRA: modos de (RE)Conhecer-se em Dança. Doutor em Artes Cênicas (PPGAC – UFBA).

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

GUIMARÃES, D.; SOUZA , B. A. A. de; ASSIS , T. S. de. Como se forma a pessoa artista? Ensaio para refletir a (re)valorização epistemológica da experiência no Curso de Bacharelado em Dança da Escola de Dança da UFBA. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-64610. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/64610. Acesso em: 22 jul. 2024.