Mover-se a partir de princípios

por uma expansão estruturada da compreensão do movimento corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-64050

Palavras-chave:

Pesquisa de movimento, Sistema Laban, Processos de ensino-aprendizagem

Resumo

O artigo sintetiza e organiza saberes advindos da experiência da autora como docente no Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia, lecionando a disciplina de Análise do Movimento desde 2013 para diferentes turmas. A disciplina tem sido ofertada como um laboratório de investigação do corpo, com base no Sistema Laban de Análise do Movimento. A partir disso, o texto apresenta uma reflexão que se ancora nas seguintes perguntas: como o Sistema Laban pode auxiliar na ampliação da criatividade na dança? Por quais caminhos podemos passar para promover espaços de investigação do movimento? Como uma expansão estruturada da compreensão do movimento corporal pode incrementar práticas artísticas e pedagógicas de discentes e futuras(os) bacharéis em Dança?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Vieira Peçanha Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Vivian Vieira Peçanha Barbosa é artista e pesquisadora da área da dança. Professora do Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, atuando principalmente nas áreas de técnica e criação em Dança. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com doutorado sanduíche realizado na Middlesex University - Londres - com orientação da Profa. Dra. Vida Midgelow. Mestre em Ciência da Arte (atual programa de Estudos Contemporâneos das Artes) pela UFF (2011). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2008). Vem se dedicando a investigar as proposições de Rudolf Laban, pesquisando seus princípios e conceitos em interlocuções filosóficas, pedagógicas e artísticas. Tem interesse pelos processos de criação em dança, pelo estudo criativo do movimento pautado por princípios tais como os abordados no Sistema Laban, pelas metodologias e métodos de pesquisa baseados na prática artística, além de interlocuções entre dança, filosofia e educação.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

BARBOSA, V. V. P. Mover-se a partir de princípios: por uma expansão estruturada da compreensão do movimento corporal. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-64050. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/64050. Acesso em: 21 dez. 2024.