Experiências artísticas em escola

composição do músico-professor no Pibid Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-63594

Palavras-chave:

Experiências artísticas, formação docente, Pibid música.

Resumo

Ao cursar a licenciatura em Música, quem opta pela docência na Educação Básica, além de trazer a identidade de professor para a sala de aula, traz também a identidade de músico, visto que as duas estão imbricadas. Em um percurso de formação docente, faz-se necessário que os acadêmicos tenham liberdade para que essas identidades se manifestem quando estão atuando na escola. Neste artigo, temos um olhar voltado ao conceito de experiência de Larrosa (2016), a qual é aquela que nos acontece, que nos toca e que nos transforma. Este estudo caracteriza-se como qualitativo e tem como objetivo compreender como experiências artísticas em escola se relacionam e contribuem para a composição do músico-professor. Realizamos a investigação em uma universidade no estado de Santa Catarina, Brasil, com oito acadêmicos do curso de Música que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Música. Analisamos portfólios reflexivos, conversa em grupo e letras de músicas compostas por esses acadêmicos. O fazer musical perpassou esse percurso de formação no subprojeto, permitindo que as identidades de músico e professor estivessem imbricadas nesse percurso de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lopes Junqueira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2018). Possui Especialização em Educação Musical pela Associação Catarinense de Ensino da Faculdade Guilherme Guimbala (2012). Graduada em Artes com Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2006). É professora no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro dos Grupos de Pesquisa Música e Educação (MUsE) na UDESC e Arte e Estética na Educação na FURB. Atua com os seguintes temas de pesquisa: formação docente, educação musical e educação estética.

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design. Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Atualmente coordena o PROESDE- Licenciatura/FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, artes visuais, mediação cultural, estética na Educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

LOPES JUNQUEIRA, M. .; CARVALHO, C. Experiências artísticas em escola: composição do músico-professor no Pibid Música. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n1a2022-63594. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/63594. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos