Experiências artísticas em escola
composição do músico-professor no Pibid Música
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-63594Palavras-chave:
Experiências artísticas, formação docente, Pibid música.Resumo
Ao cursar a licenciatura em Música, quem opta pela docência na Educação Básica, além de trazer a identidade de professor para a sala de aula, traz também a identidade de músico, visto que as duas estão imbricadas. Em um percurso de formação docente, faz-se necessário que os acadêmicos tenham liberdade para que essas identidades se manifestem quando estão atuando na escola. Neste artigo, temos um olhar voltado ao conceito de experiência de Larrosa (2016), a qual é aquela que nos acontece, que nos toca e que nos transforma. Este estudo caracteriza-se como qualitativo e tem como objetivo compreender como experiências artísticas em escola se relacionam e contribuem para a composição do músico-professor. Realizamos a investigação em uma universidade no estado de Santa Catarina, Brasil, com oito acadêmicos do curso de Música que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Música. Analisamos portfólios reflexivos, conversa em grupo e letras de músicas compostas por esses acadêmicos. O fazer musical perpassou esse percurso de formação no subprojeto, permitindo que as identidades de músico e professor estivessem imbricadas nesse percurso de formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ouvirOUver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.