Contando histórias para dançar ou sobre encontros em Arte na Educação das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-60886Palavras-chave:
dança, contação de história, educação infantil, pratica educativaResumo
Ao assumir a alteridade da infância em suas produções e expressões multilinguageiras, particularmente, as corporais, lúdicas e imaginárias, este estudo buscou por uma possibilidade de dançar e brincar a contação de história na Educação Infantil no intuito de colocar em cena meninas e meninos de pouca idade. Aqui, relata-se uma experiência realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Goiânia (GO) com a participação de duas turmas de crianças de 4 e 5 anos de idade, ao longo de 16 encontros, registrados em diário de campo, fotos e filmagens. Assim, entre experimentações do peso, espaço, deslocamentos, apoios, ações corporais e dinâmicas, foi proposto dançar a história contada, contar a história dançando e narrar para as crianças dançarem ao mesmo tempo; escutar em áudio, assistir em vídeo, criar as próprias histórias, desenhar a história para que seus traços fossem dançados, recitar poemas, arriscar, se frustrar e se divertir. Ao longo do percurso notou-se que a garotada pulsou com a história e penetrou nas imagens, criando e recriando com o corpo inteiro que são, no encontro entre as artes, em processos sensíveis e poéticos de ludicidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ouvirOUver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.