Contando histórias para dançar ou sobre encontros em Arte na Educação das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-60886

Palavras-chave:

dança, contação de história, educação infantil, pratica educativa

Resumo

Ao assumir a alteridade da infância em suas produções e expressões multilinguageiras, particularmente, as corporais, lúdicas e imaginárias, este estudo buscou por uma possibilidade de dançar e brincar a contação de história na Educação Infantil no intuito de colocar em cena meninas e meninos de pouca idade. Aqui, relata-se uma experiência realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Goiânia (GO) com a participação de duas turmas de crianças de 4 e 5 anos de idade, ao longo de 16 encontros, registrados em diário de campo, fotos e filmagens. Assim, entre experimentações do peso, espaço, deslocamentos, apoios, ações corporais e dinâmicas, foi proposto dançar a história contada, contar a história dançando e narrar para as crianças dançarem ao mesmo tempo; escutar em áudio, assistir em vídeo, criar as próprias histórias, desenhar a história para que seus traços fossem dançados, recitar poemas, arriscar, se frustrar e se divertir. Ao longo do percurso notou-se que a garotada pulsou com a história e penetrou nas imagens, criando e recriando com o corpo inteiro que são, no encontro entre as artes, em processos sensíveis e poéticos de ludicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação Física e Dança

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Núcleo de pesquisa e investigação cênica Coletivo 22 e membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2009, atuando em projetos de pesquisa que versam sobre dança, educação e formação de professores. Coordena o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças e o projeto de extensão e cultura Dançarelando.

Letícia Fonseca de Abreu, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)

Desenvolve trabalhos com a infância desde 2015. Professora na instituição de ensino Escola Casa Verde, Aparecida de Goiânia, Goiás. Formada em Dança pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR).

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

ALMEIDA, F. de S.; ABREU, L. F. de. Contando histórias para dançar ou sobre encontros em Arte na Educação das infâncias. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 419–434, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n2a2022-60886. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60886. Acesso em: 4 jan. 2025.