Avant-garde

uma proposta para o uso de games no ensino-aprendizagem em Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-60874

Palavras-chave:

Avant-garde, artes visuais, videogames, ensino-aprendizagem, RPG

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa teórica sobre o uso de jogos digitais em sala de aula, em específico o uso do jogo independente Avant-garde (2013) no ensino-aprendizagem de Artes Visuais. Esse jogo do gênero RPG propicia ao jogador a possibilidade de conhecer o cotidiano de pesquisa e o processo criativo de um artista em meados do século XIX. O trabalho também analisa Avant-garde nos quesitos:  conteúdo, jogabilidade, possibilidades de ações, acesso e viabilidade. Por fim, apresenta discussões sobre o ensino-aprendizagem de Artes Visuais através de Avant-garde.

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Biografia do Autor

José Loures, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UnB

Artista multimídia, professor de Histórias em Quadrinhos, e produtor cultural. Doutor em Artes pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Trabalha na linguagem da arte computacional, histórias em quadrinhos, webarte, fake arte e gamearte. Também pesquisa sobre transhumanismo, jogos de tabuleiro, cibercultura, sexualidade e práticas divinatórias. Membro do Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games (CIPEG) e professor de Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

LOURES, J. Avant-garde: uma proposta para o uso de games no ensino-aprendizagem em Artes Visuais. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n1a2022-60874. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60874. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos