Patricia Piccinini

um bestiário contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-60355

Palavras-chave:

Patricia Piccinini, Bestiário, Arte Contemporânea, Nature's little helpers

Resumo

Cruzando criaturas imaginárias e fantásticas, ciência genética e relações de ética e empatia, a australiana Patricia Piccinini (1965) apresenta seres monstruosos que são resultados possíveis da mistura do DNA humano com o animal e convida o espectador a pensar sobre o lado afetivo de tais seres ao colocá-los em situações da vida mundana. Abordando o conhecimento científico de modo mitológico, a artista tece uma ponte com o passado ao produzir um bestiário de criaturas que convidam à reflexão de temas atuais. Pensando nisso, este artigo pretende apresentar a poética de Patricia Piccinini, estabelecendo uma relação anacrônica entre sua série de trabalhos Nature’s little helpers e a literatura medieval dos bestiários, eclodida durante a Idade Média. Para tal, propõe-se uma digressão história que evidencie as possíveis correlações entre a obra desta artista contemporânea e produções artísticas do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Pol da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Yasmin Pol da Rosa é mestre em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Artes Visuais pela mesma instituição. Durante o mestrado, atuou na linha de pesquisa História e Teoria dos Processos Artísticos, desenvolvendo uma pesquisa acerca da poética da artista Patricia Piccinini, tangenciando-a às multiplicidades do grotesco. Atualmente, pesquisa sobre a estética do grotesco, os conceitos de monstruosidade e suas relações com o estranhamento em obras das mais diversas épocas.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

POL DA ROSA, Y. Patricia Piccinini: um bestiário contemporâneo. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 357–378, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v18n2a2022-60355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60355. Acesso em: 4 jan. 2025.