Perfil da Cultura (e do Teatro) a partir de dados das administrações públicas (IBGE)

Foco no Nordeste e em Sergipe

Autores

  • Márcia Baltazar Departamento de Teatro - Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-5455-1287
  • Diandra Santos Rodrigues Xavier Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n1a2021-59095

Palavras-chave:

Política culturais, Artes cênicas, Teatro, Nordeste, Sergipe

Resumo

Este artigo mostra os gastos e as políticas governamentais do Brasil para o setor cultural e especificamente para a linguagem teatral. Entende-se que os gastos públicos com Cultura e as políticas e programas governamentais para a área agem como disparadores para a circulação mais igualitária de bens e serviços culturais no País. Este estudo é organizado a partir de dados do IBGE sobre gastos e políticas públicas, equipamentos e atividades culturais no Brasil, focando especificamente no Nordeste e em Sergipe. Nota-se a existência de apoios governamentais às manifestações da cultura tradicional e popular. Com relação a circulação da produção teatral em Sergipe, deduz-se que essa linguagem artística está representada através dos grupos teatrais independentes do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Baltazar, Departamento de Teatro - Universidade Federal de Sergipe

Márcia Baltazar é atriz, doutora em Artes (UNICAMP) e professora do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Dedica-se à criação coletiva de encenações em espaços públicos e à pesquisa das artes cênicas em territórios violentos. Tem experiência na área de expressão corporal e somática, voz, ação cultural e pedagogia das artes cênicas. Organizadora do livro “Teatro na Margem” (HUCITEC, 2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em Pedagogia das Artes Cênicas – GPPAC-ECA-USP.

Diandra Santos Rodrigues Xavier, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Diandra Santos Rodrigues Xavier é atriz (DRT/SE 0911), graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe -UFS, produtora do Grupo de Teatro A Tua Lona e cofundadora do Gotas de Mar Produções - voltada a escrita criativa. Participou de 2019 até 2020 do Projeto de Extensão: Demandas para a formação em Teatro no Estado de Sergipe, o qual deu origem ao artigo junto com a orientadora Márcia Baltazar.

Downloads

Publicado

2021-09-25

Como Citar

BALTAZAR, M. C.; XAVIER, D. S. R. Perfil da Cultura (e do Teatro) a partir de dados das administrações públicas (IBGE): Foco no Nordeste e em Sergipe. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 39–53, 2021. DOI: 10.14393/OUV-v17n1a2021-59095. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/59095. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos