A figura feminina melancólica em Maldicidade de Miguel Rio Branco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-59037

Palavras-chave:

Melancolia, Miguel Rio Branco, Fotografia contemporânea, Erotismo, Maldicidade

Resumo

Este artigo busca identificar elementos que definem um pensamento teórico sobre o que seria uma melancolia da atualidade em Maldicidade (2014) de Miguel Rio Branco, envolvendo as noções de poética do espaço, da solidão e do erotismo no âmbito da História da Arte. Entendendo que o complexo da melancolia se encontra presente nas relações intrínsecas entre forma e conteúdo da poética de Rio Branco, o presente recorte privilegia três imagens desse photo book, nas quais diferentes situações da figura feminina no espaço urbano aludem à melancolia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Lannes, Universidade de Brasília

Doutorando em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB). Ex-bolsista pela CAPES. Mestre em Literatura (UnB) e graduado em Teoria, Crítica e História da Arte (UnB) e em Comunicação Social - Jornalismo pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb). Atuou como repórter cultural no portal de notícias Metrópoles (Brasília) por três anos e na revista Veja Brasília (Editora Abril), suplemento da revista Veja, por outros dois anos. Cursou a graduação de Turismo por um ano e meio pela UnB. Participa do Grupo de Estudos "Poéticas da Memória", vinculado aos projetos de pesquisa "Cartografias do discurso historiográfico artístico: a montagem, a temporalidade complexa, o retorno crítico e o deslocamento", no Instituto de Artes da UnB, "Contribuição para o mapeamento de vertentes da Historiografia da Arte no Brasil em anais de eventos científicos: 2000-2015", na mesma instituição, "O risco da escrita: memória e literatura", no departamento de Teoria da Literatura da UnB, e do Grupo de Estudos "Comunicação e Produção Literária", da linha de pesquisa "Imagem, Som e Escrita", do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB.

Vera Pugliese, Universidade de Brasília

A Profª Drª Vera Pugliese é pesquisadora eProfessora Adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, atuando na Graduação e Pós-Graduação, na área deTeoria e Historiografia da Arte. Atualmente é representante da Linha dePesquisa de Teoria e História da Arte do PPG de Artes Visuais e coordenaProjeto de Pesquisa sobre Historiografia da Arte no Brasil, com Fomento do CNPq(desde 2017), e é líder do Grupe de Pesquisa do CNPq em Teoria e Historiografiada Arte. Coordenou o Laboratório de Teoria e História da Arte - LaTHA e oBacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte da UnB. RealizouPós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, Paris,com bolsa FAP-DF (2019-2020) e é Doutora e Mestre (2005) em Arte pela UnB,Bacharel em Filosofia pela USP e Licenciada em Artes Plásticas pela FASM/SP.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

LANNES, P.; PUGLIESE, V. A figura feminina melancólica em Maldicidade de Miguel Rio Branco. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n1a2022-59037. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/59037. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos