Perspectivas do Drama no Brasil

Autores

  • Wellington Menegaz Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-58040

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Drama, Ensino

Resumo

Este texto apresenta fragmentos da trajetória do método de ensino do drama no Brasil. Uma história que começa em 1995 com as pesquisas de Beatriz Ângela Vieira Cabral e reverbera na atualidade. No início, abordo os caminhos de Biange Cabral, do seu primeiro contato com o drama na Inglaterra até o desenvolvimento dessa abordagem de ensino no Brasil. Em seguida, comento sobre os desdobramentos do drama nas pesquisas de professores e professoras do Ensino Superior e da educação básica. Para finalizar, descrevo, de maneira breve, os artigos que fazem parte deste dossiê. Textos de pesquisadoras e pesquisadores que investigam o drama em suas práticas artísticas e/ou pedagógicas, em vários estados brasileiros: Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Menegaz, Universidade Federal de Uberlândia

Wellington Menegaz é ator e professor de Teatro. Docente do Curso de Teatro e do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-doutor, Doutor e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT UDESC). Autor do livro Teatro com Adolescentes: dentro e fora da escola (2016). Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em Psicopedagogia em Contextos Educacionais pela Universidade Católica de Uberlândia. Atuou durante dez anos como professor de Arte/Teatro em escolas de Educação Básica em Uberlândia. Foi coordenador do Subprojeto Teatro PIBID da UFU (2014-2017). Sua pesquisa investiga o ensino do teatro na educação básica e em contextos comunitários; a abordagem do drama e seus desdobramentos na educação; mídias digitais e redes sociais e suas reverberações no ensino de adolescentes e jovens. Membro do Núcleo Coelhos Mordem e do GEAC/UFU. 

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

MENEGAZ, W. Perspectivas do Drama no Brasil. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 363–374, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n2a2020-58040. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/58040. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil