O fazer teatral na Educação Infantil

percursos pelo norte tocantinense

Autores

  • Renata Patrícia Silva Universidade Federal do Tocantins/ Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n1a2021-55549

Palavras-chave:

Teatro da Escola, Educação Infantil, Jogo, Pedagogia do Teatro, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como proposta apresentar o teatro da escola (AUTOR, 2019; 2020), a partir do fazer teatral com crianças da Educação Infantil, ressaltando a importância de se levar em conta o protagonismo dos pequenos/as, considerando o contexto em que se encontram estes sujeitos. Para tanto, toma-se o brincar infantil como referência e o jogo como uma alternativa metodológica que possibilita apropriações que venham ao encontro das diferentes realidades em que se inserem as escolas e seus praticantes, privilegiando o protagonismo das crianças enquanto produtores de cultura própria. Sendo assim, o leitor é convidado a caminhar até a Região do Bico do Papagaio, no Norte tocantinense e acompanhar uma prática desenvolvida na Escola Municipal Mangueiras, com crianças da educação infantil, a fim de compreender os percursos metodológicos traçados para se desenvolver uma docência como ação tática, no intento de produzir um teatro da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Patrícia Silva, Universidade Federal do Tocantins/ Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro

Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Artes na Universidade Estadual de São Paulo. Pesquisadora na área de Pedagogia do Teatro.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

SILVA, R. P. O fazer teatral na Educação Infantil: percursos pelo norte tocantinense. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 22–38, 2021. DOI: 10.14393/OUV-v17n1a2021-55549. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/55549. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos