O drama como pesquisa

Autores

  • Melissa da Silva Ferreira Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-54101

Palavras-chave:

Drama, Pesquisa em artes cênicas, Prática como pesquisa, Crianças no teatro

Resumo

Neste artigo reflito sobre as possibilidades do drama como fonte de estratégias metodológicas para desenvolver pesquisas com crianças no âmbito das artes cênicas. Por meio da articulação de relatos autobiográficos e análise de experiências, analiso como a participação no projeto “Drama como método de ensino”, conduzido por Beatriz Ângela Cabral nos anos noventa, influencia as minhas práticas no projeto de pós-doutorado “Presenças da Infância na Cena Contemporânea” desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas e na City University of New York. Em diálogo com estudiosos do teatro e da sociologia, abordo questões ligadas às especificidades da pesquisa nas artes cênicas e da prática como pesquisa, e aos desafios metodológicos de pesquisar teatro e infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa da Silva Ferreira, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Melissa Ferreira é artista, pesquisadora e professora na área das artes cênicas. É autora do livro Isto não é um ator: O teatro da Socìetas Raffaello Sanzio (Perspectiva, 2016). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (2014), com estágio na sede da companhia Socìetas Raffaello Sanzio em Cesena, na Itália. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com bolsa PNPD Capes, de 2015 a 2018. Bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo 2017/11886-0.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, M. O drama como pesquisa. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 420–435, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n2a2020-54101. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/54101. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil