Process Drama e suas possíveis formas de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-53831Palavras-chave:
Drama, Estímulos compostos, Ambientação cênica, Professor-personagem, Processo criativoResumo
Seria possível preparar e desenvolver processos de drama na rotina de docência brasileira em face das características e particularidades da educação nacional? Para discutir esta questão, são descritos e analisados neste artigo três percursos de trabalho, em etapas que vão da educação infantil a superior, e trazem o drama como um recurso capaz de unir teatro e educação. O primeiro percurso apresentado está focado na união entre drama e Role-playing game – RPG para trabalhar com adolescentes e orientar estágio curricular supervisionado na licenciatura em teatro; o segundo percurso versa sobre a utilização dos estímulos compostos para ministrar oficinas de formação continuada aos professores da educação infantil e ensino fundamental I; o terceiro percurso apresenta o trabalho com o drama para a construção de um produto artístico, utilizando especialmente o professor-personagem e a ambientação cênica. Os exemplos trazidos têm o intuito de responder positivamente a questão levantada, destacando a necessidade de apropriação e adaptação deste método inglês visando sua funcionalidade e a construção de experiências artísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.