Process Drama e suas possíveis formas de desenvolvimento

Autores

  • Flávia Janiaski Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-53831

Palavras-chave:

Drama, Estímulos compostos, Ambientação cênica, Professor-personagem, Processo criativo

Resumo

Seria possível preparar e desenvolver processos de drama na rotina de docência brasileira em face das características e particularidades da educação nacional? Para discutir esta questão, são descritos e analisados neste artigo três percursos de trabalho, em etapas que vão da educação infantil a superior, e trazem o drama como um recurso capaz de unir teatro e educação. O primeiro percurso apresentado está focado na união entre drama e Role-playing game – RPG para trabalhar com adolescentes e orientar estágio curricular supervisionado na licenciatura em teatro; o segundo percurso versa sobre a utilização dos estímulos compostos para ministrar oficinas de formação continuada aos professores da educação infantil e ensino fundamental I; o terceiro percurso apresenta o trabalho com o drama para a construção de um produto artístico, utilizando especialmente o professor-personagem e a ambientação cênica. Os exemplos trazidos têm o intuito de responder positivamente a questão levantada, destacando a necessidade de apropriação e adaptação deste método inglês visando sua funcionalidade e a construção de experiências artísticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Janiaski, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Flávia Janiaski é doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education e professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas. Tem experiência na área de artes cênicas, com ênfase em Teatro-Educação, Produção Cultural, Contação de História, Orientação de Estágio, Improvisação e Montagem Teatral.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

JANIASKI VALE, F. Process Drama e suas possíveis formas de desenvolvimento. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 436–450, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n2a2020-53831. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/53831. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil