Quem quer ir para Loco Lândia?

A estratégia da professora-personagem como mediadora em um processo de Drama na escola

Autores

  • Nicoli Maziero Mathias Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-53090

Palavras-chave:

Processo de Drama, Professora-personagem, Mediação, Teatro com crianças

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como tema a mediação da professora-personagem em um processo de Drama na escola. A partir do estudo desta abordagem artístico pedagógica busca-se responder como a professora-personagem pode estimular o ensino-aprendizagem de modo sensível durante um processo de Drama na escola. O artigo propõe a análise de aspectos do processo Loco Lândia: O Planeta dos Memes, desenvolvido com crianças do quarto ano do Ensino Fundamental na EMEF Lívia Menna Barreto (Santa Maria – RS) durante o ano de 2019.  Embasando as teorias sobre o Drama, o referencial teórico está centrado nos autores Cabral (2006), Pereira (2015) e Vidor (2012). A partir de estratégias específicas do Drama, observa-se como essa abordagem de ensino e experimentação do teatro pode promover uma mediação mais sensível, atenta aos diversos tempos, saberes e interesses dos e das estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicoli Maziero Mathias, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Nicoli Maziero Mathias é Mestranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019) e Bacharela em Artes Cênicas Hab. em Interpretação Teatral pela mesma Instituição (2016).  Dedica-se à realização de pesquisas em teatro e educação desde 2011. Área de interesse: Pedagogia das Artes Cênicas.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Marcia Berselli é Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Desenvolve pesquisas sobre teatro e acessibilidade, com ênfase em procedimentos de criação e composição cênica.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

MATHIAS, N. M.; BERSELLI, M. Quem quer ir para Loco Lândia? : A estratégia da professora-personagem como mediadora em um processo de Drama na escola. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 519–530, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n2a2020-53090. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/53090. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil