Ensaios com o Drama

os dilemas do professor-artista queer na criação de processos artísticos na escola

Autores

  • Fernando Augusto do Nascimento Rede Municipal de Educação de Tijucas – SC

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-53036

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, Drama, Professor no papel, Professor-artista queer, Escola

Resumo

Neste artigo compartilho minhas aproximações, como professor-artista queer, na mediação de processos de drama através da estratégia intitulada “professor no papel” (CABRAL, 2006; VIDOR, 2010). As experiências compartilhadas foram realizadas com alunos/as do ensino médio, no colégio Centro Educacional Dr. Clarindo Santiago, em São Luís – MA. Assim, as discussões teóricas trazem reflexões acerca do oficio do/a professor/a e artista na escola (VIDOR, 2010; LARROSA, 2018), sobretudo a respeito da estratégia do drama “professor no papel”, como possibilidade para emergir narrativas com temáticas LGBT+ em sala de aula. No material, discutem-se ainda os conceitos de “representatividade trans” e “lugar de fala” (LEAL, 2018; RIBEIRO, 2017) atrelados ao contexto dos processos criativos na pedagogia teatral. As reflexões finais apontam possíveis caminhos para construirmos (novas) redes de afetos diante da atual conjuntura conturbada para o teatro e os estudos Queer na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto do Nascimento, Rede Municipal de Educação de Tijucas – SC

Fernando Augusto do Nascimento é diretor teatral e pesquisador dos estudos Queer na Pedagogia do Teatro. Mestre em Teatro (UDESC) e professor-artista no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Tijucas – SC. Possui graduação no curso de Licenciatura em Teatro (UFMA), com mobilidade acadêmica na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Dedica-se a pesquisar sobre as metodologias do ensino do Teatro em diálogo com as discussões de gênero e sexualidade na escola. Tem experiência na docência em Teatro na Educação Básica, além de trabalhos com formação docente em Pedagogia Teatral e Educação, com ênfase na diversidade LGBT+ na escola.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, F. A. do. Ensaios com o Drama : os dilemas do professor-artista queer na criação de processos artísticos na escola. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 466–481, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n2a2020-53036. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/53036. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil