Ensaios com o Drama
os dilemas do professor-artista queer na criação de processos artísticos na escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-53036Palavras-chave:
Pedagogia do teatro, Drama, Professor no papel, Professor-artista queer, EscolaResumo
Neste artigo compartilho minhas aproximações, como professor-artista queer, na mediação de processos de drama através da estratégia intitulada “professor no papel” (CABRAL, 2006; VIDOR, 2010). As experiências compartilhadas foram realizadas com alunos/as do ensino médio, no colégio Centro Educacional Dr. Clarindo Santiago, em São Luís – MA. Assim, as discussões teóricas trazem reflexões acerca do oficio do/a professor/a e artista na escola (VIDOR, 2010; LARROSA, 2018), sobretudo a respeito da estratégia do drama “professor no papel”, como possibilidade para emergir narrativas com temáticas LGBT+ em sala de aula. No material, discutem-se ainda os conceitos de “representatividade trans” e “lugar de fala” (LEAL, 2018; RIBEIRO, 2017) atrelados ao contexto dos processos criativos na pedagogia teatral. As reflexões finais apontam possíveis caminhos para construirmos (novas) redes de afetos diante da atual conjuntura conturbada para o teatro e os estudos Queer na educação.
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