Entre armários e gavetas, eu danço!

Autores

  • Gustavo de Oliveira Duarte Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Oneide Alessandro Silva dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n2a2020-52557

Palavras-chave:

Corpo, Dramaturgia, Masculinidades., Gênero

Resumo

Os corpos que chegam à Universidade são diversos e diferentes entre si, nos grupos e nas relações que exercem com quem convivem, mostram-se carregados de afetos a partir das negociações entre sujeito e sociedade. Um texto em meio a essa complexidade que vivemos, o corpo está em constante evidência a partir do processo de tradições e construções culturais. Esta pesquisa analisa a relação entre as masculinidades e o dançar por meio do Grupo de Estudos em Educação, Dança e Cultura (GEEDAC) do Curso de Dança-Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O grupo permeou um inventário corporal a partir de suas relações sociais e afetivas para então compor relações entre infância, adolescência e memórias na construção de cenas coreográficas. Em uma sociedade marcada pela (hetero)normatividade, pela homofobia e, sobretudo, pelo machismo gaúcho, construímos uma possibilidade de dança, uma outra masculinidade dançante a partir das relações entre Corpo, Gênero e Sexualidade(s). Chamamos esta heterotopia de "Frescura de Guri".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Gustavo de Oliveira Duarte é Educador Físico. Professor dos Cursos de Dança e Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Dança e Cultura (GEEDAC) e o Laboratório de Improvisação e Coreografia (LICOR). Estuda as relações entre a Dança com os estudos de Gênero e Sexualidade(s) e o processo de envelhecimento.

Oneide Alessandro Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Oneide Alessandro Silva dos Santos é Artista e Pesquisador da Dança. Graduado em Dança Licenciatura (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. É membro Grupo de Pesquisa em Educação, Dança e Cultura (GEEDAC). Membro do Grupo de Pesquisa Corpografias, ambos do curso de Dança Licenciatura da UFSM/RS.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

DUARTE, G. de O.; SANTOS, O. A. S. dos. Entre armários e gavetas, eu danço!. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 608–623, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n2a2020-52557. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/52557. Acesso em: 17 maio. 2022.