Entrevista com Gilvan Samico

Autores

  • Fábio Fonseca Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-50281

Palavras-chave:

Gilvan Samico, xilogravura, gravura

Resumo

Entrevista com o xilogravador pernambucano Gilvan José Meira Lins Samico. A entrevista aconteceu em setembro de 2010, no agradável sobrado próximo ao Mosteiro de São Bento, no centro de Olinda, onde ele vivia e mantinha seu ateliê, e onde fui recebido de maneira hospitaleira e calorosa por Samico e sua esposa Célida. Após um primeiro dia no qual houve uma conversa, a entrevista foi gravada nos dois dias seguintes. Fiz perguntas referentes à minha pesquisa, mas procurei deixá-lo falar espontaneamente. A entrevista apresenta um panorama, pelo próprio artista, sobre sua trajetória, desde o início no Ateliê Coletivo de Gravura da Sociedade de Arte Moderna do Recife, seu aprendizado com Lívio Abramo na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e Oswaldo Goeldi na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, até o período no qual viveu em Madrid. O artista também fala sobre questões técnicas, suas relações com o mercado de arte e algumas lembranças da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na subárea de Desenho. Doutor em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Teoria e História da Arte pela UnB. Especialista em História da Arte do Século XX e Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP-PR). Atualmente desenvolvo minha pesquisa sobre o processo de sobrevivência das imagens, procurando integrar sob um viés teórico-metodológico, a produção prática em Artes com a pesquisa em Teoria e História da Arte.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

FONSECA, F. Entrevista com Gilvan Samico. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 620–633, 2019. DOI: 10.14393/OUV-v15n2a2019-50281. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/50281. Acesso em: 23 maio. 2022.