Composição em tempo real
processos investigativos e criativos na dança contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-49256Palavras-chave:
Dança, Improvisação, Composição em tempo real, Processos compositivosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança - NEID, vinculado ao Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia, propondo discutir as noções de improvisação em dança e composição em tempo real que têm sido base para a pesquisa desenvolvida por esse grupo, refletindo sobre os processos compositivos na improvisação, que se dá na construção da própria cena. Para tanto, além de tratar das discussões conceituais que subsidiam a discussão sobre improvisação em dança no NEID, buscamos apresentar os trabalhos artísticos desenvolvidos nos últimos anos: Corpos (In)Dóceis, que surgiu do encontro com o artista visual e fotógrafo Paulo Soares Augusto, e Soma – Variações Sobre o Sensível, resultado de pesquisa compartilhada com o Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. Esperamos ao final que as discussões sobre os processos compositivos da cena improvisada possam ser ponto de partida para ampliarmos as discussões em torno da improvisação em dança. PALAVRAS-CHAVES: Dança; Improvisação; Composição em tempo real; Processos compositivos.
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