Composição em tempo real

processos investigativos e criativos na dança contemporânea

Autores

  • Jarbas Siqueira Ramos Ramos Universidade Federal de Uberlândia
  • Patrícia Chavarelli Vilela da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Mariane Araújo Vieira Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-49256

Palavras-chave:

Dança, Improvisação, Composição em tempo real, Processos compositivos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança - NEID, vinculado ao Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia, propondo discutir as noções de improvisação em dança e composição em tempo real que têm sido base para a pesquisa desenvolvida por esse grupo, refletindo sobre os processos compositivos na improvisação, que se dá na construção da própria cena. Para tanto, além de tratar das discussões conceituais que subsidiam a discussão sobre improvisação em dança no NEID, buscamos apresentar os trabalhos artísticos desenvolvidos nos últimos anos: Corpos (In)Dóceis, que surgiu do encontro com o artista visual e fotógrafo Paulo Soares Augusto, e Soma – Variações Sobre o Sensível, resultado de pesquisa compartilhada com o Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. Esperamos ao final que as discussões sobre os processos compositivos da cena improvisada possam ser ponto de partida para ampliarmos as discussões em torno da improvisação em dança. PALAVRAS-CHAVES: Dança; Improvisação; Composição em tempo real; Processos compositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarbas Siqueira Ramos Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Mestre em Artes Cênicas pela UFBA. Mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes. Graduado em Artes - Habilitação em Teatro pela Unimontes. Professor Assistente do Instituto de Artes da UFU. Ator, Bailarino e Produtor Cultural. Tem experiência nas áreas de Teatro, Dança, Arte-Educação, Epistemologia da Pesquisa em Arte, Cultura Popular, Danças Brasileiras e Produção Cultural.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

RAMOS, J. S. R. .; CHAVARELLI VILELA DA SILVA, P.; ARAÚJO VIEIRA, M. Composição em tempo real: processos investigativos e criativos na dança contemporânea. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 308–322, 2019. DOI: 10.14393/OUV-v15n2a2019-49256. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/49256. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Embrenhar a cena – corpos, poéticas, políticas.