Para além de 1964

censura e cumplicidade conservadora no Brasil frente às artes do espetáculo

Autores

  • Gessé Almeida Araújo Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV24-v15n1a2019-8

Resumo

Trata-se de um panorama histórico-crítico da censura às artes do espetáculo interpretada como prática política institucionalizada pelo Estado brasileiro notadamente durante os anos de ditadura militar (1964 - 1985). O recorte estabelecido elenca os eventos pré e pós-golpe de 64 até a abertura política, a promulgação da Constituição de 1988 com o suposto fim da censura, chegando ao cerceamento a espetáculos e exposições no território nacional pós-2016. A argumentação aventa os possíveis atavismos autoritários do passado e do presente político e social no Brasil, concebendo a censura às artes como sendo uma prática fomentada, entre outros, por setores conservadores da sociedade civil. Por fim, chega-se a uma possível leitura da censura como fenômeno histórico explicitando os elementos autoritários que rondam as artes no Brasil até os dias atuais.

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Biografia do Autor

Gessé Almeida Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA), mestre pelo mesmo programa e licenciado em Teatro pela Escola de teatro da UFBA.

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

ARAÚJO, G. A. Para além de 1964: censura e cumplicidade conservadora no Brasil frente às artes do espetáculo. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 112–125, 2019. DOI: 10.14393/OUV24-v15n1a2019-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/46785. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos