Reflexões sobre o cenário artístico brasileiro dos anos 1940 aos anos 80: Entrevista com Catherine Bompuis, 2010

Autores

  • Marjolaine Beuzard Universidade Paris-Sorbonne, Paris IV, França.
  • Nikoleta Kerinska (tradução) Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-24

Resumo

Nesta entrevista com Marjolaine Beuzard, a curadora de arte de origem francesa Catherine Bompuis propõe uma leitura do contexto da arte brasileira entre 1940 e 1980. Ela relata o modernismo brasileiro, aponta as especificidades da arte brasileira dos meados do século 20, e analisa as ideias de Mario Pedrosa sobre a arte, a sociedade e a política. A originalidade dessa entrevista entremeia-se com o prazer de saborear as trajetórias da arte contemporânea brasileira na perspectiva de um olhar externo e abrangente, que tece relações entre as cenas artísticas européia e latino-americana.

ABSTRACT

In this interview with Marjolaine Beuzard, the independent french curator Catherine Bompuis analyses the context of Brazilian art between 1940 and 1980. She talks about Brazilian modernism, points out the specificity of Brazilian art from the mid-20th century, and expose Mario Pedrosa's ideas about art, society and politics. The originality of this interview is interspersed with the pleasure of savoring the trajectories of contemporary Brazilian art in the perspective of an external and comprehensive look that links European and Latin American artistic scenes.

KEYWORDS

Brazilian neo-concretism, Mario Pedrosa, Brazilian contemporary art

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marjolaine Beuzard, Universidade Paris-Sorbonne, Paris IV, França.

Marjolaine Beuzard é doutora em História da Arte Moderna e Contemporânea na Universidade Paris-Sorbonne. Em 2016, defendeu tese de doutorado sob a direção do professor Arnauld Pierre, intitulada

Nikoleta Kerinska (tradução), Universidade Federal de Uberlândia

Nikoleta Kerinska é doutora em Artes Plásticas, Estética e Ciência da Arte pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2014). Pesquisadora do grupo Fictions & Interactions da Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne sob a coordenação de Bernard Guelton. Professora de arte computacional na Universidade Federal de Uberlândia. Sua pesquisa artística inspira-se pelas convergências/divergências nos processos de comunicação homem-máquina, que fazem uso da linguagem natural, como também pelas relações poéticas entre linguagem natural e imagem.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

BEUZARD, M.; KERINSKA (TRADUÇÃO), N. Reflexões sobre o cenário artístico brasileiro dos anos 1940 aos anos 80: Entrevista com Catherine Bompuis, 2010. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 594–604, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-24. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/45616. Acesso em: 21 maio. 2022.