Propos sur la scène artistique brésilienne des années 1940 aux années 1980 : Interview de Catherine Bompuis par Marjolaine Beuzard, 2010

Autores

  • Marjolaine Beuzard Université Paris-Sorbonne, Paris, France

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-11

Resumo

Nesta entrevista com Marjolaine Beuzard, a historiadora da arte e curadora, Catherine Bompuis propõe uma leitura do contexto da arte brasileira entre 1940 e 1980. Ela aponta do modernismo brasileiro e as especificidades da arte brasileira dos meados do século 20, e analisa as ideias de Mario Pedrosa sobre a arte, a sociedade e a política. A originalidade dessa entrevista entremeia-se com o prazer de saborear as trajetórias da arte contemporânea brasileira na perspectiva de um olhar externo e abrangente, que tece relações entre as cenas artísticas europeia e latino-americana.

PALAVRAS-CHAVE

neoconcretismo brasileiro, Mario Pedrosa, arte contemporânea brasileira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marjolaine Beuzard, Université Paris-Sorbonne, Paris, France

Marjolaine Beuzard é doutora em História da Arte Moderna e Contemporânea na Universidade Paris-Sorbonne. Em 2016, defendeu tese de doutorado sob a direção do professor Arnauld Pierre, intitulada

Publicado

2018-11-28

Como Citar

BEUZARD, M. Propos sur la scène artistique brésilienne des années 1940 aux années 1980 : Interview de Catherine Bompuis par Marjolaine Beuzard, 2010. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 410–420, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/45615. Acesso em: 22 jul. 2024.