Sábia dislexia. Magritte entre a similitude e a semelhança.

Autores

  • Stéphane Huchet Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-20

Resumo

Apresentado no Colóquio Iconologia[s] Leituras (2018), promovido pelo grupo de pesquisa Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo da UFMG , este a artigo se ocupa das categorias "semelhança" e "similitude" na iconografia magrittiana problematizando, em sua leitura, a teoria da imagem subjacente à poética paradoxal do pintor René Magritte.

Palavras-chave:

iconologia; semelhança; René Magritte

Abstract:

Presented at the Colloquium Iconologia[s] Leituras (2018), promoted by the research group Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo - UFMG, Brasil, this article is dedicated to the categories "similarity" and "similitude" in Magrittian iconography, problematizing in its reading, the theory of the image underlying the paradoxical poetics of the painter René Magritte.

Keywords:

iconology; resemblance; René Magritte

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Biografia do Autor

Stéphane Huchet, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

Stéphane Huchet é Professor Titular da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CNPq, Bolsa em Produtividade. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA). Pós-doutorado na França (supervisão Prof. Jean-Marc Poinsot, Université de Haute-Bretagne, Rennes II, 2008-09). Doutorado em História e Teoria da Arte,

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

HUCHET, S. Sábia dislexia. Magritte entre a similitude e a semelhança. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 536–546, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-20. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/45554. Acesso em: 23 maio. 2022.