A Retórica do Gesto de Lavínia em Titus Andronicus
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-44591Palavras-chave:
Gesto, Shakespeare, Metalinguagem, Simbólico, CorpoResumo
Considerando gesto uma manifestação cultural de uma atitude ou "ação" no corpo, este trabalho investiga o corpo multifacetado, violentado de Lavínia e como ela se comunica através dos gestos na peça Titus Andronicus de William Shakespeare, uma vez que lhe é arrancada a língua: "Que dor! Esse instrumento delicioso do pensamento dela, que eloquência tão agradável modulava sempre, foi arrancado da gentil gaiola, onde, tal como pássaro melódico, cantava suaves notas e variadas, que as ouças de nós todos deleitavam". Através de Agamben, Benjamin, Flusser entre outros filósofos do gesto, este trabalho investiga o comportamento do gesto que comunica fisicalidade e subjetividade (forma e cultura) e se constitui como discurso em Titus Andronicus. Segundo Galard: o gesto é a poesia do ato.
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