Gerd Bornheim: a crítica artística em datiloscrito que problematiza a linguagem e a comunicação.

Autores

  • Gaspar Paz UFES

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-4

Resumo

RESUMO Esse estudo apresenta um recorte da pesquisa que tematiza a crítica e a experiência estética na obra de Gerd Bornheim. Trata-se de perceber os desígnios e os impasses da crítica artística contemporânea a partir da problematização da comunicação e da crise da representação artística. Para tanto, disponibilizaremos ao leitor a transcrição de um datiloscrito de Bornheim, no qual o autor sublinha o aspecto impalpável das expressões culturais interpretadas tão somente sob o jugo da comunicação. Em sua argumentação, o autor frisa a crise comunicativa, concluindo que a comunicação não deve ser tomada como um critério definitivo para a apreciação do fazer artístico. Dessa forma, Gerd Bornheim explora as relações e os contrastes entre artista-obra, artista e público, obra e público em face da transformação das mídias e da crítica. Isso nos possibilita a recolocação desses problemas, mediante uma interrogação estético-política e sua extensão para a atualidade da cena teatral. ABSTRACT This study focuses on criticism and aesthetic experience in the work of Gerd Bornheim. It is a matter of perceiving the designs and impasses of contemporary artistic criticism from the problematization of communication and the crisis of artistic representation. To do so, we will provide the reader with the transcription of a Bornheim typuscript, in which the author emphasizes the impalpable aspect of cultural expressions interpreted only under the yoke of communication. In his argument, the author emphasizes the communicative crisis, concluding that the communication should not be taken as a definitive criterion for the appreciation of the artistic making. In this way, Gerd Bornheim explores the relationships and contrasts between artist-work, artist and public, work and public in the face of media transformation and criticism. This allows us to relocate these problems by means of an aesthetic-political interrogation and its extension to the actuality of the theatrical scene.

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Biografia do Autor

Gaspar Paz, UFES

Gaspar Paz é Professor do Departamento de Teoria da Arte e Música e do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Doutor em filosofia pela UERJ, mestre em musicologia pela UFRJ e licenciado em filosofia pela UFRGS. Coorganizador dos livros: Arte Brasileira e Filosofia. Espaço Aberto Gerd Bornheim (Rio de Janeiro, Uapê, 2007) e Música em Debate. Perspectivas interdisciplinares (Rio de Janeiro, Mauad X/ Faperj, 2008). Organizador do livro Temas de Filosofia, de Gerd Bornheim, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (São Paulo: Edusp, 2015). Realizou pesquisa de pós-doutorado na USP como bolsista Fapesp e na Université Paris 1 (Panthéon Sorbonne) como bolsista Bepe Fapesp.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

PAZ, G. Gerd Bornheim: a crítica artística em datiloscrito que problematiza a linguagem e a comunicação. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 56–69, 2018. DOI: 10.14393/OUV22-v14n1a2018-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/42881. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Teatro, Epistemologia, Decolonialidade e outras reflexões estéticas