Vestígios, ruínas e fotografias... ou sobre alguns acontecimentos da imagem

Autores

  • Rubens Venâncio Universidade Regional do Cariri (URCA) CE Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV24-v15n1a2019-10

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões sobre o trabalho com a memória em suas manifestações poéticas por meio da fotografia, a partir da criação do ensaio fotográfico "iminências", realizado em três locais do Ceará e composto por duas coleções: "lugar-ruína" e "lugar-memória". Para tanto, adotei a ideia de "memória-montagem" que, junto a um fazer conceitual e artístico, possibilitou o entrelaçamento entre memória, esquecimento e ruína.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Venâncio, Universidade Regional do Cariri (URCA) CE Brasil

Fotógrafo e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri - URCA. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Sociologia pela UFC e doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realiza trabalhos autorais e pesquisa em fotografia documental, fotografia e práticas artísticas, além de organizar eventos, curadoria e ações de formação (no âmbito do ensino, pesquisa e extensão). Tem experiência na área de fotografia, teoria da imagem na arte, processos fotográficos antigos, antropologia - com ênfase memória, ruína e poéticas do esquecimento.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

VENÂNCIO, R. Vestígios, ruínas e fotografias... ou sobre alguns acontecimentos da imagem. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 142–156, 2019. DOI: 10.14393/OUV24-v15n1a2019-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/42821. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos