PARA UMA EPISTEMOLOGIA DO ATO TEATRAL

Autores

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos UFRGS

Palavras-chave:

Teatro. Conhecimento. Representação.

Resumo

O texto tem por objetivo refletir sobre o fazer teatral na perspectiva epistemológica. Como ponto de partida, apresento uma breve contextualização da questão da representação teatral, relacionando-a a outras formas de representação que se fundem e confundem na contemporaneidade. A seguir, faço referência a dois modos de compreensão do ato de conhecimento, problematizando-os por meio do conceito de "miopia epistemológicaâ€? (BECKER, 2003), deformidade de ordem conceptual que impede a visualização da dialética do conhecimento, que no caso do conhecimento teatral, é responsável pela dificuldade de compreensão simultânea do ato teatral como manifestação culturalmente produzida e como formalização simbólica do pensamento. Para explicar os problemas advindos dessa dificuldade, recorro ao exemplo da construção ou sistematização da linguagem (oral e escrita), no qual as lacunas das concepções epistemológicas usuais parecem evidenciar-se mais claramente. Para concluir, teço algumas considerações sobre o sentido da representação no teatro, e sobre o caráter transformador do ato teatral que se relacionam à perspectiva epistemológica interacionista acerca do processo de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, UFRGS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2008-03-13

Como Citar

BERTONI DOS SANTOS, V. L. PARA UMA EPISTEMOLOGIA DO ATO TEATRAL. ouvirOUver, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/424. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos