PARA UMA EPISTEMOLOGIA DO ATO TEATRAL
Palavras-chave:
Teatro. Conhecimento. Representação.Resumo
O texto tem por objetivo refletir sobre o fazer teatral na perspectiva epistemológica. Como ponto de partida, apresento uma breve contextualização da questão da representação teatral, relacionando-a a outras formas de representação que se fundem e confundem na contemporaneidade. A seguir, faço referência a dois modos de compreensão do ato de conhecimento, problematizando-os por meio do conceito de "miopia epistemológicaâ€? (BECKER, 2003), deformidade de ordem conceptual que impede a visualização da dialética do conhecimento, que no caso do conhecimento teatral, é responsável pela dificuldade de compreensão simultânea do ato teatral como manifestação culturalmente produzida e como formalização simbólica do pensamento. Para explicar os problemas advindos dessa dificuldade, recorro ao exemplo da construção ou sistematização da linguagem (oral e escrita), no qual as lacunas das concepções epistemológicas usuais parecem evidenciar-se mais claramente. Para concluir, teço algumas considerações sobre o sentido da representação no teatro, e sobre o caráter transformador do ato teatral que se relacionam à perspectiva epistemológica interacionista acerca do processo de conhecimento.Downloads
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