Cultura, currículo e identidade (cultural): conceitos-base para uma educação musical multicultural

Autores

  • Renan Santiago de Sousa UFRJ
  • Ana Ivenicki UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-13

Resumo

Este artigo, escrito no formato de ensaio teórico, tem como objetivo apresentar a necessidade de um pensamento multiculturalmente orientado na Educação Musical, bem como apresentar um possível caminho teórico para professores e pesquisadores que se interessam pelo tema. Para tal, se argumenta que por meio do entendimento de como os conceitos de cultura, currículo e identidade se relacionam entre si e com a Música, poder-se-á compreender a urgência de uma Educação Musical multicultural. Por fim, aponta-se caminhos para que tal filosofia educacional se torne algo concreto nas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santiago de Sousa, UFRJ

Doutorando em Educação (UFRJ), Mestre em Educação (UFRJ), Licenciado em Música (CBM-CEU) e Licenciando em Pedagogia (UNIRIO).

Ana Ivenicki, UFRJ

Professora Titular UFRJ (Pedagogia e pós-graduação em Educação). PhD em Educação pela University of Glasgow. Mestre em Educação pela PUC-RJ. Licenciada em Biologia (UFRJ). Pesquisadora 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

SOUSA, R. S. de; IVENICKI, A. Cultura, currículo e identidade (cultural): conceitos-base para uma educação musical multicultural. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 438–450, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/41929. Acesso em: 23 nov. 2024.