Cultura, currículo e identidade (cultural): conceitos-base para uma educação musical multicultural

Autores

  • Renan Santiago de Sousa UFRJ
  • Ana Ivenicki UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-13

Resumo

Este artigo, escrito no formato de ensaio teórico, tem como objetivo apresentar a necessidade de um pensamento multiculturalmente orientado na Educação Musical, bem como apresentar um possível caminho teórico para professores e pesquisadores que se interessam pelo tema. Para tal, se argumenta que por meio do entendimento de como os conceitos de cultura, currículo e identidade se relacionam entre si e com a Música, poder-se-á compreender a urgência de uma Educação Musical multicultural. Por fim, aponta-se caminhos para que tal filosofia educacional se torne algo concreto nas salas de aula.

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Biografia do Autor

Renan Santiago de Sousa, UFRJ

Doutorando em Educação (UFRJ), Mestre em Educação (UFRJ), Licenciado em Música (CBM-CEU) e Licenciando em Pedagogia (UNIRIO).

Ana Ivenicki, UFRJ

Professora Titular UFRJ (Pedagogia e pós-graduação em Educação). PhD em Educação pela University of Glasgow. Mestre em Educação pela PUC-RJ. Licenciada em Biologia (UFRJ). Pesquisadora 1A do CNPq.

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

SOUSA, R. S. de; IVENICKI, A. Cultura, currículo e identidade (cultural): conceitos-base para uma educação musical multicultural. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 438–450, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/41929. Acesso em: 20 maio. 2022.